Protesto ou vergonha?

14/06/2013 - 12:00 | Por: Circolare

O dia de ontem, 13, foi marcado pelo caos na cidade de São Paulo. Manifestantes invadiram as ruas da capital para protestar o aumento das tarifas de ônibus, metro e trens mas, como  na maioria dos protestos realizados no país, o final da história foi trágico.

A polícia usou de força maior, como bombas de efeito moral e gás lacrimogênio, para “garantir” os direitos dos cidadãos de ir e vir, para garantir a ordem, proteger o patrimônio público, para não deixar que o caos tomasse conta da cidade… A ação, que acabou ferindo civis que nada tinham a ver com a “passeata”, e machucando também jornalistas que estavam trabalhando, foi considerada por alguns como truculenta, por outros como um mal necessário.

Ao final do dia, quem saiu perdendo mais uma vez foi a sociedade, que assistia mais uma vez, manifestantes e policiais, também atingidos por pedradas, numa batalha desacreditada que tomou conta de algumas das ruas mais icônicas da cidade.

Agora a pergunta que não quer calar. A manifestação de ontem está mesmo ligada ao aumento de R$0,20 centavos?

Em um país onde a saúde está largada as traças, a educação é tratada como um assunto sem importância, e a roubalheira corre solta em Brasilia, é curioso ver milhares de pessoas na rua por um aumento ínfimo perto de outros tantos que todos os meses pagamos em silêncio.

Não somos especialistas e não ousaríamos dizer se tais protestos são ou não verídicos, mas como moradores da cidade devemos expressar o nosso profundo pesar.

Imagem: Reprodução

 

 

Comentários