Hoje é quinta-feira, dia de dicas do médico e tricologista Dr. Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo, especializada em queda capilar.
Mitos e verdades sobre os cabelos:
-Filho de pai careca será calvo
Mito. Hoje em dia já existem, por meio de diagnósticos, determinar o tratamento adequado para “driblar” a calvície.
-A calvície é herdada de genes maternos
Mito. Não existe esta situação de herança exclusiva, predominantemente materna. Os genes podem vir do ramo paterno e, até, saltar gerações.
-Raspar os cabelos fortalece os fios
Mito. Não faz diferença alguma.
-Cortar os cabelos considerando as fases da lua é bom
Mito. É ineficaz. As fases da lua só influenciam as marés.
-Gravidez faz cair cabelo
Mito. Durante a gravidez, os cabelos ficam mais bonitos e até aumentam. A oleosidade é maior.
-Não existe tratamento que faça nascer cabelos
Mito. A medicina já tem condições de reverter o processo de calvície e , quanto mais precoce for o tratamento, melhor será o resultado. Desconfie dos taratamentos “milagrosos” e que prometem resultados imediatos.
-Os cabelos se acostumam com a utilização contínua de um mesmo xampu
Mito. Para cada couro cabeludo há uma indicação específica de xampu. Esta indicação não deve ser mudada sem orientação médica.
-Remédios para calvície causam impotência sexual
Em termos. Trabalhos realizados com o ativo finasteride demonstraram que 1% dos indivíduos tem diminuição da libido com o uso do medicamento. Também em porcentagem próxima a 1%, homens relataram o efeito colateral ingerindo placebo, fato que sugere indução psicológica à disfunção erétil e à falta de interesse sexual.
Estresse é causa de calvície
Verdade. Esta situação ocorre quando o estresse é o fator primário da queda, que pode acontecer até um ano após o desgaste emocional. O estresse está presente também, com frequência, como fator desencadeante da causa genética.
Lavar a cabeça diariamente faz bem para oa fios
Verdade. è saudável porque vivemos em um país tropical, com temperaturas medianas quase o ano todo. Use xampus sem sal, sem corantes e com pH fisiológico (6,5).
Banho quente prejudica os fios
Verdade. A temperatura da água deve estar sempre em torno de 20 graus. Água quente resseca os fios, aumenta a oleosidade e favorece a queda.
Usar condicionador no couro cabeludo é prejudicial
Verdade. Uma regra: tudo o que é bom para o couro é bom para os fios, porém nem tudo que é bom para o fio deve ser usado no couro cabeludo. Isso vale para os condicionadores, cremes de pentear e xampus 2 em 1.
-Os apliques ou alongamentos são prejudiciais
Verdade. Apliques ou alongamentos de longa permanência são contraindicados. O peso do cabelo adicionado, seja qual a técnica utilizada, provoca tração e arrancamento dos fios de forma muitas vezes irreversível.
