Yarikazu colabora com Mabi Swimwear para criar maiôs de banho pintados

20/05/2023 - 12:00 | Por: Circolare


A marca MABI Swimwear se uniu ao ativista indígena Yarikazu Xipaya para criar uma coleção limitada de maiôs pintados à mão que exibem a arte tradicional inspirada nas pinturas corporais dos povos Xipaya e Juruna.

RUDA da mitologia, Tupi Guarani, significa AMOR e Prosperidade. Esta é uma pintura do povo Yudja / Juruna em português. Esta pintura retrata o peixe Acari. É um peixinho resistente encontrado apenas em águas agitadas e rochosas, nas cachoeiras do rio Xingu, e faz parte da alimentação da tribo Yarikazu.

NARA em tupi guarani significa mãe das águas. Esta pintura representa o encontro das águas. Os povos Xipaya e Juruna estão entre as tribos da região do médio Xingu. Eles têm um excelente conhecimento dos rios e habitaram continuamente as margens dos rios, tendo sido os primeiros a navegar nas águas do Rio Xingu.

JACI é a deusa da lua e guardiã da noite, protetora dos amantes e da reprodução. Esta é a pintura de um caracol, um animal muito resistente. Com suas conchas fazemos chocalhos, enfeite que amarramos aos pés para danças e cantos.

TUPÃ espírito do trovão é o grande criador dos céus, da terra, dos mares, do mundo animal e vegetal. Esta pintura é do casco da tartaruga, um dos animais mais robustos e resistentes da natureza. Pode passar até 6 meses sem comer ou beber água e ainda sobreviver. A tartaruga é sinônimo de força e resiliência.

Esses trajes de banho exclusivos combinam arte e moda, oferecendo uma maneira distinta e significativa para os indivíduos expressarem seu apoio ao ativismo indígena e mostrarem sua apreciação pela arte e cultura indígenas. Cada peça é habilmente pintada à mão, o que leva um dia para ser criada. A roupa de banho é limitada a apenas 100 peças, e a tinta utilizada nessa técnica é extraída de uma fruta chamada jenipapo, que junto com suas sementes confere um preto profundo.

100% do lucro da venda desses itens exclusivos irá diretamente para as comunidades Waninawa , Apïrinã e Yarikazu Xipaya .

Comentários