Oscar anuncia critérios de diversidade para premiação de melhor filme

09/09/2020 - 10:00 | Por: Circolare


A Academia de cinema de Hollywood revelou nessa terça-feira (8), em um anúncio histórico, novas e rigorosas normas de elegibilidade para fomentar a diversidade entre os indicados ao prêmio Oscar de melhor filme.

A partir de 2024, filmes concorrentes precisarão ter número mínimo de funcionários de minorias étnicas pouco representadas na divulgação, nas equipes de produção e administrativa , ou abordar diretamente temas que afetem estas comunidades..

“Acreditamos que estas normas de inclusão serão um catalizador para uma mudança duradoura e essencial em nossa indústria”, ressaltaram o presidente da Academia, David Rubin, e a diretora-geral da instituição, Dawn Hudson, em comunicado.

De acordo com as novas regras, as obras que competirem na categoria de melhor filme terão que cumprir com pelo menos dois dos quatro critérios criados para melhorar as práticas de contratação e representação dentro e fora da tela.

O primeiro critério exige que o protagonista do filme seja de um grupo sub-representado, ou que 30% dos papéis secundários sejam distribuídos entre minorias, ou que se abordem os problemas que rodeiam estas comunidades como tema principal da obra.

Como segundo ponto, estipula-se que as figuras principais nos bastidores façam parte de grupos historicamente desfavorecidos, entre os quais também estão incluídas as mulheres, as comunidades LGBTQ e pessoas com deficiências.

As duas últimas medidas referem-se à oferta de estágios e capacitação para grupos sub-representados, e à diversidade nas equipes de comercialização e distribuição

Tags: 

Comentários