Homem se livra de multa por embriaguez porque seu corpo produz álcool

22/04/2024 - 14:06 | Por: Circolare


A Justiça da Bélgica absolveu nesta segunda-feira (22), um homem, de 40 anos, acusado de beber e dirigir porque ele tem uma doença que faz com que o próprio corpo produza álcool.

Conhecida como síndrome de “autocervejaria” ou “embriaguez automática” (“auto-brewery” em inglês), esta condição causa a produção de etanol endógeno pelo sistema digestivo quando são consumidos alimentos ricos em carboidratos, como pão, batatas ou feijão.

A cientista disse que as pessoas não nascem com essa doença, elas desenvolvem a condição quando já têm algum outro problema intestinal.

O homem foi submetido a um teste de alcoolemia em abril de 2022, quando registrou uma taxa de 0,91 mg por litro de ar expirado. Um mês depois, ele foi submetido a outro teste e registrou 0,71 mg/l, enquanto o limite legal na Bélgica é de 0,22 mg/l.

O motorista, que já havia sido condenado em 2019 a uma multa e suspensão temporária de sua licença de condução pelas mesmas razões, se declarou inocente, afirmando que não havia bebido. Aparentemente, ele não estava ciente da síndrome que sofria.

Agora, ele segue uma dieta especial com baixos teores de carboidratos, que o ajudou a evitar que a síndrome seja desencadeada.

Comentários