Sempre quando falamos em ciências, artes e filosofia os homens aparentemente ganham uma pequena vantagem sobre as mulheres.

Mas, apesar disso, ainda é possível encontrar grandes mulheres que marcaram seu nome na história, como Maria Sklodowska. Cientista polaca, Maria – que após se casar assumiu o sobrenome do marido Curie – conseguiu realizar feitos inéditos e até então inimagináveis para uma mulher.

Curie foi a primeira a ganhar um prêmio Nobel e a unica pessoa a ganhar dois Nobeis em duas categorias diferentes, física e química.

Os trabalhos que fizeram com que a jovem polonesa se tornasse um dos principais nomes da ciência mundial foram os seus estudos para isolar isótopos radioativos e com os elementos rádio e polônio.

Hoje o termo “radiotivo” é atribuído a Maria, e por ter sido uma das primeiras pessoas a pesquisar sobre este tema, a cientista possui um elemento na tabela periódica em sua homenagem. O Cúrio (96) Cm foi batizado em honra da cientista e de seu marido.

Maria Curie morreu em 1934 por decorrência de sua exposição à radiação, que até então não era considerada nociva ao homem.

Imagem: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *