Durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que encontrou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e que os dois tiveram “uma química excelente”. O comentário veio ao fim do seu discurso.
Segundo Trump, sua interação com Lula durou aproximadamente 30–40 segundos, mas foi suficiente para causar uma boa impressão. Eles teriam conversado ali mesmo, nos bastidores da Assembleia, inclusive com um abraço, e combinado de se encontrarem novamente na próxima semana para tratar de assuntos bilaterais.
No discurso anterior, Lula criticou medidas dos EUA que atingem autoridades brasileiras, tarifas de importação, restrições de visto e sanções financeiras. Falou também sobre ataques unilaterais a instituições brasileiras, dizendo que são “inaceitáveis”.
As relações Brasil-EUA têm estado tensas justamente por causa dessas sanções recentes impostas por Washington, que afetam produtos brasileiros e figuras públicas ligadas ao governo.
