Lisa D. Cook - WikipediaO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta segunda-feira (25) Lisa Cook, diretora do conselho de governadores do Federal Reserve (Fed).
Trump anunciou a decisão nas redes sociais. Em uma carta direcionada à diretora do Fed, o presidente dos EUA citou acusações relacionadas a hipotecas e afirmou não confiar na integridade de Cook.
“De acordo com minha autoridade sob o Artigo II da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913, conforme emenda, você está, por meio desta, removida de seu cargo no Conselho de Governadores do Federal Reserve, com efeito imediato”, diz o documento.
Já nesta terça, Lisa, afirmou que não deixará o cargo na autoridade monetária.
Em comunicado divulgado por seu advogado, a diretora do Fed afirma que “não há motivo legal” para a demissão anunciada por Trump.
“Vou continuar a cumprir minhas funções para auxiliar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”.
O republicano tem criticado duramente o presidente do Fed, Jerome Powell, por manter as taxas de juros elevadas e também pela reforma de US$ 2,5 bilhões na sede da instituição, em Washington.
A crise ganhou força após o diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional, Bill Pulte, apresentar uma denúncia criminal contra Lisa Cook na semana passada. Segundo ele, a diretora teria falsificado registros bancários e de propriedade para obter melhores condições em empréstimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *