Pense no seu “pior”segredo. Pensou? Agora imagina se ele fosse parar nas mãos de um desconhecido. Ficou apavorado só em pensar? Pois é, graças a um ataque feito por um hacker, milhões de americanos estão desesperados. A gente explica.

Hackers invadiram o sistema de banco de dados do Escritório de Gestão Pessoal (OPM), onde são armazenadas as informações públicas e privadas de milhões de funcionários públicos. O grande problema? Lá não estão armazenados apenas dados “simples”, como o número do seguro social, endereço, etc. Os documentos roubados informam, por exemplo, cargos e patente de funcionários dos setores da defesa americana, informa o nível de acesso que os funcionários possuem.

Dá pra ficar pior? Dá sim.

O hacker ainda tem em mãos os formulários chamados “padrão 86”, que é preenchido por milhares de funcionários que desejam ter acesso a setores de segurança. Nele os candidatos são “convidados” a escrever a verdade, por mais dura que ela possa soar, ou seja, se você teve um caso, você terá que contar com quem, por quanto tempo, e se ainda mantém este caso. Se já usou drogas, se ainda usa, ou tem problemas com o álcool, também terá que descrever.

Além do medo de ter os segredos revelados, da “vergonha”, casamentos desfeitos, as informações contidas nos arquivos roubados podem valer milhões a espiões e governos de outros países. O “cyber roubo” é considerado por muitos como o maior e mais importante já sofrido pelo governo americano.

Medo, e saudade da era do papel.

Imagem: Reproduçào
Imagem: Reproduçào