Quatro voluntários da NASA entraram nesse domingo (25), no Mars Dune Alpha: um espaço de 158 metros quadrados que simula uma base de operações em Marte.

Ao todo, eles ficarão 378 dias no local, com o objetivo de fazer experimentos e treinamentos para uma futura missão tripulada para o Planeta Vermelho, planejada para ocorrer na década de 2030.

O habitat conta com uma cozinha, áreas de uso comum, estações de trabalho e dois banheiros. Há ainda uma área externa com murais e areia vermelha que simula a do Planeta Vermelho. Nela, eles farão simulações de caminhadas espaciais com a ajuda de sistemas de realidade virtual.

Os quatro voluntários farão refeições de astronauta – alimentos liofilizados e termoestabilizados – e enfrentarão limitações de recursos, isolamento, atrasos na comunicação com a base de controle e falhas nos equipamentos para a experiência ficar mais realista.

Para começar, esta missão de junho será a primeira de três planejadas pela Nasa — as outras estão previstas para 2025 e 2026. A ideia é simular os desafios de uma missão humana em Marte, o que vai incluir limitação de recursos, falha de equipamentos, atrasos na comunicação e outros incidentes.

“A simulação permitirá que nós coletemos dados sobre desempenho físico e cognitivo para nos ajudar a entender melhor os potenciais impactos em uma missão de longa duração para Marte na saúde e performance da tripulação”, explica Grace Douglas, principal pesquisadora do programa Chapea (Crew Health and Performance Exploration Analog), em comunicado no site da Nasa.

“Por fim, essas informações ajudarão a Nasa a tomar decisões para desenhar e planejar uma missão tripulada para Marte”, finalizou Grace.

[slide]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *