O Príncipe William anunciou, nessa quarta-feira (5), os vencedores da 5ª edição do The Earthshot Prize, considerado o “Oscar do Meio Ambiente” — em uma cerimônia no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Pela primeira vez no Brasil, o herdeiro britânico entregou o prêmio na categoria Proteger e Restaurar a Natureza para a startup brasileira Re.Green, especializada em restauração florestal.
A empresa recebeu cerca de R$ 7 milhões para ampliar seu projeto de recomposição de biomas nativos.
Criada em 2021, a Re.Green já atua em mais de 30 mil hectares na Amazônia e na Mata Atlântica, e planeja chegar a 1 milhão de hectares restaurados (o equivalente a quase o dobro da área da cidade de São Paulo).
Segundo o CEO Thiago Picolo, o objetivo é provar que é possível gerar valor econômico regenerando ecossistemas, e não destruindo-os. Com o aporte do prêmio, a empresa pretende recuperar outros 20 mil hectares de florestas.
O Earthshot Prize, iniciativa pensada para estimular soluções climáticas até 2030, distribui cinco prêmios anuais nas categorias: Proteger e Restaurar a Natureza, Purificar o Ar, Revigorar os Oceanos, Construir um Mundo Sem Desperdício e Combater a Crise Climática. Cada categoria tem três finalistas.
Entre os outros vencedores da noite:
• Lagos Fashion Week (Nigéria) – Mundo Sem Desperdício, pelo incentivo a cadeias têxteis sustentáveis;
• Friendship (Bangladesh) – Combater a Crise Climática, com soluções de adaptação em comunidades vulneráveis;
• The High Seas Treaty (Global) – Revigorar Nossos Oceanos, tratado internacional histórico para proteger águas internacionais;
• Cidade de Bogotá (Colômbia) – Purificar o Ar, com projetos urbanos de mobilidade limpa.
A noite contou com apresentações brasileiras de Anitta, Gilberto Gil e Seu Jorge, além da presença de Kylie Minogue e Shawn Mendes no palco.
William segue agora para Belém, onde participa da Cúpula da Amazônia, encontro que discute o futuro do bioma e políticas de transição verde.
