O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por videoconferência nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A reunião, marcada para as 10h30 e com duração de cerca de meia hora, foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo assessor especial Celso Amorim e pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secom).

Segundo nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula convidou Trump para participar da COP30, conferência do clima da ONU que será realizada em novembro, em Belém (PA), e pediu a revogação da tarifa de 40% imposta a produtos brasileiros. O presidente destacou a importância de restaurar as relações amistosas entre Brasil e Estados Unidos, lembrando que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os EUA mantêm superávit na balança comercial.

Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com representantes brasileiros. Ambos relembraram o encontro na Assembleia Geral da ONU, no mês passado, e demonstraram “boa química” durante o diálogo. Ficou acertada ainda a possibilidade de um novo encontro presencial — que pode ocorrer na Cúpula da ASEAN, na Malásia — e a disposição de Lula em visitar os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *