A polícia da cidade de Galveston, no Estado do Texas, Estados Unidos, pediu desculpas publicamente após a divulgação de uma fotografia que mostra dois agentes, montados a cavalo, escoltando um homem negro algemado e preso por uma corda.

A imagem viralizou na internet, gerando uma onda de indignação. Muitas pessoas compararam a cena aos tempos de escravidão e aos linchamentos por motivos raciais.

O suspeito detido se chama Donald Neely, foi preso por violação de propriedade e chegou a andar por oito quarteirões, enquanto os agentes estavam à cavalo. Em circunstâncias normais, ele deveria ter sido levado a uma delegacia em uma viatura.

Entretanto, no momento em que foi detido, somente agentes da polícia montada estavam disponíveis, informou o chefe de polícia de Galveston, Vernon Hale, que divulgou o seguinte comunicado: “Antes de mais nada, gostaria de me desculpar ao homem por essa humilhação desnecessária. Por mais que esta seja uma técnica treinada e a mais indicada em alguns cenários, acredito que os nossos policiais tiveram um erro de julgamento neste caso e poderiam ter esperado por uma viatura no local. Meus policiais não tiveram intenções maliciosas no momento da detenção, mas nós imediatamente falamos com a polícia para prevenir o uso desta técnica e eles irão rever todo o treinamento e procedimentos em busca de métodos mais apropriados.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *