Acredite se quiser: o congestionamento de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro está bem longe de ser o pior do mundo.

A empresa de software e de monitoramento de localização INRIX divulgou um ranking das cidades com piores índices de congestionamento do mundo em 2022. O que chama a atenção é que o trânsito da capital paulista é somente o 48º colocado.

A liderança é de Londres, onde a velocidade média nos horários de pico é de 16 km/h. Estima-se que o motorista tenha perdido 156 horas parado no trânsito (sem contar todo o trajeto de deslocamento). Esse tempo a mais no trânsito significa um gasto de 707 libras, ou R$ 4.422 na conversão direta, do condutor por ano. Para o governo, o gasto sobe para 9,5 bilhões de libras, ou R$ 59,4 bilhões.

O segundo e terceiro lugar ficam com Chicago e Paris, respectivamente. Na cidade norte-americana, o motorista gasta em média 155 horas no trânsito por ano; já na capital francesa o número cai para 138 horas.

São Paulo não é nem mesmo a cidade mais congestionada da América Latina, posição ocupada por Bogotá, na Colômbia, seguida por Monterrey (México), Medelín (Colômbia), Quito (Peru) e Cali (Colômbia).

De qualquer forma, a pesquisa aponta que o motorista paulistano gasta cerca de 56 horas por ano parado no trânsito.

Top 10 cidades com pior tráfego do mundo:

Londres Reino Unido, 156 horas perdidas
Chicago IL EUA, 155 horas perdidas
Paris FRA, 138
Boston MA EUA, 134 horas perdidas
Nova York NY EUA, 117 horas perdidas
Bogotá COL, 122 horas perdidas
Toronto ON CAN, 118 horas perdidas
Filadélfia PA EUA, horas perdidas
Miami FL EUA, 105 horas perdidas
Palermo ITA, 121 horas perdidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *