O Agente Secreto, produção de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa na noite deste domingo, 11.
Acompanhado de parte do elenco, o diretor Kleber Mendonça Filho subiu ao palco e agradeceu ao apoio do público brasileiro e fez um discurso celebrando a arte brasileira e sua amizade com Wagner Moura.
“Eu gostaria dizer um alô para todos que estão assistindo no Brasil. Alô, Brasil! […] Gostaria de agradecer a Vitrine Filmes no Brasil, que tornou esse filme um blockbuster pouco usual na nossa casa. Gostaria de agradecer nossa equipe e elenco. Essa é só uma pequena parte da nossa equipe e elenco. Obrigado, Wagner Moura. Que ator! E o melhor acontece que ele é um grande ator e um grande amigo. Essa combinação é explosiva”, disse.
Kleber complementou agradecendo sua produtora e companheira, Emilie Lesclaux, pelo apoio. O diretor também fez questão de homenagear e incentivar outros diretores.
“Obrigado Emilie, minha produtora e parceira da vida […] Estou muito honrado de estar nesse grupo de filmes internacionais, e ao lado de grandes filmes dos EUA. Eu dedico esse filme para os jovens diretores. Esse é um momento muito importante na história para fazer filmes aqui nos EUA, no Brasil… Jovens diretores da América: façam filmes!”, finalizou.
Esta é a terceira vez que o Brasil conquista a estatueta nesta categoria. A primeira foi com Orfeu Negro (1960) e a segunda com Central do Brasil (1999).
