
A norte-americana Zoe Roth tinha apenas quatro anos quando uma foto sua sorrindo maliciosamente em frente a uma casa em chamas viralizou e a transformou na “Garota do Desastre”, um dos memes mais famosos do mundo.
Agora, 16 anos depois do meme, Zoe tem muitos motivos para sorrir. O NFT (Token não fungível, da sigla em inglês) da foto em questão, tirada por seu pai para um concurso da revista JPG, foi leiloado por US$ 430 mil (cerca de R$ 2,3 milhões) no dia 16 de abril.
Em entrevista ao The News Observer, Zoe Roth revelou que a fotografia foi registrada em 2005, época em que o Orkut dominava as redes sociais. De acordo com a estadunidense, ela e a família moravam perto de um quartel de bombeiros e sempre conviveram com as sirenes. Certo dia, a mãe da estadunidense percebeu que o alerta soava bem mais perto de sua casa. Ao sair do lar para averiguar a situação, deu de cara com um imóvel da rua em chamas.
Dave Roth, pai de Zoe, havia comprado uma câmera recentemente e viu no incêndio uma oportunidade única para estrear o aparelho. E quem poderia ser a modelo perfeita para a primeira fotografia? Claro, sua filha pequena. Eis que o meme surge.
