A Justiça Eleitoral apresentou, nesta segunda-feira (13), o novo modelo de urna eletrônica, que será usado pelo primeira vez nas eleições de 2022.

Na nova urna, as teclas ficam abaixo da tela, semelhantes às maquininhas de pagamento de cartão. Atualmente, o teclado fica à direita, e o visor, à esquerda.

O equipamento foi apresentado em Manaus, durante visita do presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, a uma fábrica de urnas eletrônicas na capital.

Além da mudança no visual, os novos equipamentos utilizam um tipo de bateria que não requer novas cargas desde que o aparelho é ativado, ao contrário do modelo anterior, de 2015, em que uma nova recarga era necessária a cada cinco anos.

O processador, considerado o cérebro do equipamento, agora utiliza uma tecnologia mais recente (System on a Chip – SOC) e até 18 vezes mais veloz do que o chip visto na urna anterior.

O TSE explicou que a expectativa é de maior rapidez na inserção dos dados.

Outra mudança é que a nova urna brasileira passa a aceitar pen-drives. O objetivo seria facilitar a programação do equipamento nos Tribunais Regionais Eleitorais. Segundo os técnicos, a mudança facilita a operação, sem diminuir a segurança. Atualmente, é utilizada uma espécie de cartão de memória, tal qual se vê em alguns celulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *