O Guinness World Records (GWR) celebrou nesta quarta-feira (27) os 70 anos da publicação de seu primeiro volume, lançado em 1955, anunciando uma lista de 70 recordes inéditos e ainda não reivindicados.
Entre os desafios curiosos propostos estão: o maior número de almofadas de pum (whoopee cushions) sentadas em um minuto, mais high-fives em 30 segundos, mais anchovas comidas em um minuto, maior número de beijos em meia minuto por um casal e até a escalada mais rápida do equivalente à altura do Everest… de bicicleta.
Craig Glenday, editor-chefe do GWR, destacou que a instituição segue como a “curadora global de feitos e conquistas extraordinárias” e que o aniversário celebra não apenas as marcas históricas, mas também a nova geração de recordistas.
A inspiração para o livro surgiu nos anos 1950, quando Sir Hugh Beaver, então diretor da cervejaria Guinness, participou de um debate durante uma caçada na Irlanda sobre qual seria a ave de caça mais rápida da Europa. Sem encontrar resposta em nenhum manual, ele decidiu criar uma coletânea de fatos e feitos. O projeto cresceu e, desde então, já vendeu mais de 155 milhões de exemplares em todo o mundo.
Ao longo dessas sete décadas, o Guinness registrou desde coleções impressionantes — como a de mais de 5.000 itens das Spice Girls — até características únicas, como a língua feminina mais longa do mundo (9,75 cm). Agora, a instituição desafia novos candidatos a entrarem para a história.

