“Quem fez a minha roupa?”. Já parou para pensar nisso?
Essa é a proposta da campanha “Fashion Revolution Day”,comemorada todo dia 24 de abril – data do colapso do edifício Rana Plaza em Bangladesh que desabou em 2013 deixando mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos. O objetivo é a conscientização sobre os impactos ecológicos e sociais que a indústria da moda vem causando e fazer com que as pessoas se perguntem: quem fez e de onde vem a minha peça de roupa.
A Co-fundadora Orsola de Castro diz: “Com um simples gesto de vestir sua roupa do avesso, nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginar o “fio” do vestuário, do maquinista que costurou e todo o caminho até o agricultor que cultivou o algodão de onde os tecidos foram feitos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.
Stella McCartney já abraçou a causa e postou uma foto no Instagram vestindo uma malha do avesso, com a etiqueta aparecendo, símbolo da campanha.

