O governo federal informou que a partir dessa segunda-feira (7), está disponível para brasileiros o “Global Entry”, um programa que permite agilizar o processo de entrada nos Estados Unidos ao evitar filas no setor de imigração dos aeroportos.
O processo permite que pessoas já com o visto americano possam ter o controle migratório nos Estados Unidos mais rápido, sem a necessidade de esperar muito para ter a entrada no país autorizada.
“O GE é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês) e dele participam, atualmente, 11 jurisdições”, informou o governo.
“Uma vez aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos”, informou o governo.
Para participar, os viajantes interessados devem ser aprovados pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, após pagarem taxa de inscrição — US$ 100 — e cumprirem o processo de registro e avaliação, que inclui a verificação de antecedentes e entrevista pessoal. Todo o processo deve ser feito pelo site oficial do governo americano. Uma vez aprovados, podem fazer o trâmite de ingresso em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.

