Conhecido por suas bandeirinhas e considerado um dos principais, se não o mais importante, nome da segunda geração do modernismo brasileiro, o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, teve uma de suas telas vendidas em um leilão realizado pela Christie’s New York pelo valor de 842.500 dólares.
Apesar da cifra ser pouco significativa se tratando do cenário mundial das artes – onde um quadro do artista catalão Pablo Picasso, por exemplo, já chegou a ser arrematado pelo valor de 106,5 milhões de dólares, o feito alcançado por Volpi é expressivo tornando a tela “Bandeirinhas Estruturadas” o mais caro quadro do artista.
Outro destaque do leilão foi o brasileiro Antônio Bandeira, reconhecido junto com o pintor e escultor Aldemir Martins (famoso pelas pinturas de gatos), como um dos principais nomes do movimento modernista de fortaleza na década de 40. A tela “Blue Streets” foi arrematada por 482.500 dólares, sendo que a mesma tela foi avaliada em 90.000 dólares. Ainda falando sobre Antônio Bandeira é dele o recorde de obra mais cara já leiloada e arrematada no Brasil. Em 2010 “Sol sobre Paisagem”, um conjunto de três telas do artista, foi vendido em São Paulo pelo valor de 3.500 milhões de reais.


