
A Apple anunciou nesta quarta-feira (17), que irá publicar manuais on-line e irá vender peças e ferramentas de reparo para que as pessoas consertem seus iPhones e Macs em casa.
A iniciativa começará a valer nos Estados Unidos no começo de 2022 – mas há planos para expandir para outros países ao longo do ano.
A loja on-line de reparo da Apple irá oferecer mais de 200 itens, primeiro com peças voltadas para os iPhones 12 e 13. Será possível trocar bateria, tela e outros componentes. No futuro, a companhia também irá oferecer itens para conserto dos Macs com chips M1.
Se um reparo em um produto da Apple for necessário, o primeiro passo será consultar os manuais no site da Apple. A empresa afirma que o programa “self service” é voltado para pessoas com conhecimento e experiência de reparo a dispositivos eletrônicos. “Para a maioria dos consumidores, ir até um fornecedor de reparos profissional com técnicos certificados que utilizam peças genuínas da Apple é a forma mais segura e confiável de fazer um conserto”, alerta a companhia.
Os pedidos das peças e ferramentas serão feitos pelo site – se o reparo necessitar de algum tipo de calibragem, a fabricante vai disponibilizar uma ferramenta para baixar no computador. Se um cliente começar um reparo e não se sentir confortável em completá-lo, será possível levar até uma assistência técnica autorizada para que o trabalho seja finalizado – neste caso, o serviço será cobrado. Os clientes que devolverem a peça antiga para reciclagem após o conserto receberão um crédito.
