
A Apple anunciou nesta semana o “Tap to Pay”, um recurso de pagamentos por aproximação que funciona sem a necessidade de maquininhas de cartão ou outros tipos de terminais. A novidade acaba de chegar ao Brasil e permite que comerciantes recebam pagamentos via Apple Pay, débito e crédito de uma maneira mais prática: apenas usando um iPhone.
Qualquer usuário que detenha um iPhone a partir do modelo XS (lançado em 2018) pode transformar o seu celular em uma maquininha. Basta baixar um aplicativo de transações financeiras que seja compatível com a tecnologia Apple Pay, pois é para este aplicativo que o dinheiro será enviado quando você receber o dinheiro da venda.
No Brasil, um dos sistemas financeiros que já está disponível para este fim é a CloudWalk (responsável pelo app InfinitePay), mas a Apple já informou que companhias como Granito, Nubank, Stone e SumUp devem aderir a tecnologia.
De forma geral, os clientes devem, obrigatoriamente, utilizar dispositivos com tecnologia NFC para realizar o pagamento. Essa tecnologia utiliza ondas de rádio frequências de curta distância que permitem a conexão e realização do pagamento apenas ao aproximar, por exemplo, um cartão de crédito da maquininha. No caso de utilizar um celular, o dispositivo precisa deter a tecnologia NFC.
