Unicamp promove curso gratuito sobre “Harry Potter” para idosos

21/07/2017 - 14:00 | Por: Circolare

Olha só que legal! A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece, a partir de agosto, um curso de história cujo tema é o clássico literário Harry Potter. E tem mais. A oficina faz parte do programa UniversIDADE, que desenvolve atividades de extensão gratuita para o público acima dos 50 anos.

Instrutor da oficina, Victor Henrique da Silva Menezes, de 25 anos, conta que foram alunos do curso que ministrou no primeiro semestre deste ano os responsáveis pela incursão no universo de Harry Potter.

“Dei aulas sobre a Roma antiga no cinema, comentando referências históricas nas produções, e alguma vezes usei o Harry Potter como exemplo, para falar da influência na literatura. Para minha surpresa, boa parte da sala conhecia a história e eles sugeriram a obra como tema.”

“Eu não pretendo discutir apenas o livro ou o filme em si, mas as referências históricas e culturais usadas pela autora e as questões que ela coloca, como de gênero e racial”, explica Menezes. “Os comensais da morte, por exemplo, que são vilões, se aproximam do nazismo, com a história de raça pura. Então é uma clara referência à história contemporânea.”

Para participar basta se inscrever pelo site da universidade, até dia 28 deste mês e as aulas começam em agosto, no dia 15. São 100 vagas e para participar tem que ter mais de 50 anos.

Comentários