Sequelas emocionais no pós-pandemia: especialista dá dicas de como os florais e óleos essenciais podem ajudar driblar esses traumas

05/07/2020 - 12:00 | Por: Circolare
O resultado do pós-pandemia nas emoções  já começa a preocupar especialistas, que preveem um aumento de pessoas com sequelas/traumas neste sentido, devido ao confinamento e temores causados pelo período. Sequelas como síndrome de pânico, crises de ansiedade, reclusão, dificuldades sociais entre outros preocupa quem está na linha de frente, cuidando da saúde mental.
“É evidente que a pandemia está afetando as mentes humanas de uma maneira arrasadora, trazendo uma vulnerabilidade feroz para as pessoas. Medo de morrer, de perder emprego , de passar fome, angústia pelo isolamento, solidão, depressão, compulsão por comida e drogas são alguns dos efeitos. As pessoas que já tinham latentes essas doenças da mente, receberam aí o gatilho (Covid-19 e tudo que ele trouxe ) para as doenças da mente tomarem conta. A humanidades está sendo testada diariamente com incertezas que causam ou agravam as mais diversas dores emocionais”, aponta a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato.
E para ajudar a voltar ao equilíbrio em meio a esse turbilhão de emoções, a especialista dá dicas de como as terapias complementares, a exemplo dos florais de Bach e óleos essenciais podem ajudar neste sentido.
Para esclarecer mais dúvidas sobre o tema, a terapeuta Márcia Rissato atende via direct, gratuitamente, no Instagram da marca Mona´s Flower que é o @floraisearomas . Já os produtinhos à base de florais e óleos essenciais estão à venda em www.monas.com.br.
  • Depressão – “A tristeza excessiva pode levar à depressão. O MUSTARD é o Floral de Bach Original para esse sofrimento”, afirma Marcia. Extraído da casca do fruto da laranja Citrus aurantium dulcis, o óleo essencial de laranja doce possui um aroma cítrico adocicado bastante agradável da própria fruta. É conhecido por muitos aromaterapeutas como happy oil, ou seja, óleo da felicidade, em tradução livre. Os aromas cítricos, de uma forma geral, trazem essa capacidade de proporcionar alegria, criam uma atmosfera leve e delicada. Muito utilizado na aromaterapia como auxiliar nos tratamentos de depressão e ansiedade.
  • Pânico, a soma dos medos! – Para controlar essa sensação, a especialista indica o Floral de Bach Original ROCK ROSE, ideal para essa dor emocional. Também deve se usar o Lavanda para equilíbrio;
  • Como será o amanhã? “Falta de confiança e incerteza do isolamento, o ideal é o Floral de Bach Original GENTIAN, que traz fé para seguir e não desistir”. Já os óleos cítricos trazem energia e trabalham a tristeza.
  • Insônia – A cada dia um novo desafio pela frente e preocupações com o futuro fazem com que a falta de sono seja uma constante nos últimos meses.Neste, caso, o ideal é apostar na mistura de florais de Bach original white chestnut com o óleo essencial de lavanda, cedro ou sândalo no travesseiro. O quarto precisa transmitir paz e desacelerar a mente para as horas de descanso.
  • Fobia social – para combater este tipo de trauma a especialista sugere os Florais de Bach originais Water Violet, para dificuldade de socialização e Mimulus para o medo de interagir, LARCH para a falta de autoconfiança e Rock Rose, para quando o problema da fobia está instalado. Em relação aos óleos essenciais, a Marcia indica o uso dos aromas Lavanda (Equilibrante) e Lemongrass (limpa bloqueios mentais).

Comentários