Museu passa a identificar imperador romano Heliogábalo como mulher trans

23/11/2023 - 17:12 | Por: Circolare


Um museu deve renomear sua exposição sobre o imperador romano Heliogábalo depois de concluir que ele era, na verdade, uma mulher trans.

O Museu North Hertfordshire agora se referirá ao imperador Heliogábalo com os pronomes femininos ela e dela.

Isso ocorre depois que textos clássicos afirmam que o imperador disse uma vez “não me chame de senhor, pois sou uma senhora”.

Um porta-voz do museu disse que seria “educado e respeitoso ser sensível à identificação de pronomes para pessoas do passado”.

Essa revelação revisitou uma longa discussão acadêmica sobre a identidade de gênero de Heliogábalo. A decisão do museu também contou com a colaboração da organização LGBTQIA+ Stonewall, assegurando que as exibições e materiais educativos sejam inclusivos e atualizados.

Marco Aurélio Antonino, conhecida como Heliogábalo, governou o Império Romano entre 218 e 222 d.C., tendo um reinado curto e polêmico marcado por escândalos sexuais. Cassius Dio, senador romano contemporâneo de Heliogábalo, detalha em suas crônicas que a imperadora foi casado cinco vezes, incluindo um casamento com Hiercoles, um ex-escravizado e cocheiro. Neste casamento, segundo Dio, Heliogábalo foi deveras tratada como a esposa.

Comentários