Modo ladrão: Apple lança nova proteção contra roubo

26/01/2024 - 13:21 | Por: Circolare


A Apple liberou uma nova atualização, o iOS 17.3, para iPhones compatíveis. Com isso, donos do telefone da empresa agora contam com proteção extra contra ladrões.

Quando a funcionalidade é ativada, a integração com o Face ID e Touch ID promete evitar a modificação de certas configurações do dispositivo. Além disso, um atraso de segurança será liberado caso seja detectado que o aparelho está em um local desconhecido.

A nova camada extra de segurança, assim que é ativada, usa da autenticação pelo Face ID ou Touch ID para liberar o acesso de algumas funções, como acessar senhas e cartões de créditos armazenados. Anteriormente, era possível ver esses pontos apenas com a senha do aparelho. Agora, é permitido que as modificações sejam realizadas apenas com a biometria. Esse diferencial garante que somente o dono do dispositivo acesse esses recursos.

Outra função da Proteção de Dispositivo Roubado é o Atraso de Segurança, que detecta locais seguros — como casa e trabalho do usuário — e define quais requisitos de segurança adicionais serão exigidos em momentos em que o aparelho esteja em ambientes desconhecidos. Nesse caso, a ferramenta solicita que o usuário aguarde uma hora após a primeira biometria para que alterações de segurança sejam realizadas no aparelho. Será possível realizar as mudanças apenas após uma segunda autenticação pelo Face ID e Touch ID.

Segundo a Apple, essa camada de segurança impede que criminosos que saibam a senha do dispositivo realizem “alterações críticas” no aparelho e ID Apple, como alterar senha do ID Apple ou atualizar senha do iPhone, por exemplo. Ela também é ativada ao usar métodos de pagamentos salvos no Safari, e ao usar o iPhone para configurar um novo aparelho.

Comentários