Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social

02/03/2021 - 10:09 | Por: Circolare


O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, decidiu nomear para o seu gabinete um Ministro da Solidão, para revitalizar as economias regionais, elevar os índices de natalidade, mas principalmente, tentar reduzir as altas  taxas de suicídio do país, que cresceram pela crise provocada pela pandemia do covid-19.

Inspirado no Reino Unido, que criou um cargo semelhante em 2018, Tetsushi Sakamoto passará a administrar uma questão que, após 11 anos, volta a preocupar o Japão: segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Polícia, 20.919 pessoas cometeram suicídio no país em 2020, 750 a mais do que no anterior.

Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em parte atribuídos à sua cultura de trabalhar durante longas horas. O problema cresceu ainda mais devido à pandemia.

O primeiro-ministro Suga expressou ao novo ministro sua preocupação especial com as mulheres que, segundo ele, “estão se sentindo solitárias e com tendência ao suicídio”, recomendando políticas “abrangentes” contra a solidão. Suga reconhece que a pandemia teve um papel fundamental nesses números, pois obrigou idosos a ficarem presos em casa e estudantes universitários não poderem assistir aulas pessoalmente.

Comentários