Experimento em SP sugere redução de estresse em crianças com leitura de histórias

05/06/2021 - 10:00 | Por: Circolare


Além dos já conhecidos benefícios da leitura, um novo estudo sugere que ler para crianças doentes pode ajudar na redução dos hormônios responsáveis pelo estresse – auxiliando no tratamento de recuperação.

De acordo com os pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), responsáveis pelo estudo, amostras de sangue de 81 crianças internadas em unidades de terapia intensidade (UTI) em São Paulo demonstraram que, no grupo onde havia terapia com contação de histórias, houve diminuição nos níveis do cortisol, hormônio associado ao estresse.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS)”.

“Essas importantes implicações clínicas apresentam a contação de histórias como uma intervenção humanizada e de baixo custo, que pode melhorar o bem-estar de criança hospitalizadas”, afirmam os autores.

Os pesquisadores acreditam que a alteração nos níveis dos hormônios ajudou a reduzir as emoções negativas das crianças referentes ao ambiente hospitalar e à percepção da dor.

Comentários