Caetano Veloso responde a pedido feito por Roger Waters e Desmond Tutu

24/06/2015 - 14:00 | Por: Circolare

Ao contrário de Gilberto Gil, que afirmou que não se pronunciaria sobre o assunto, Caetano Veloso divulgou uma carta resposta a Roger Waters, músico e um dos fundadores do Pink Floid, que pediu publicamente que Caetano e Gil cancelassem o show marcado para acontecer em Tel Aviv, Israel no próximo dia 28 de julho, conforme contamos aqui.

Abaixo você confere trechos do documento.

“Quando a África do Sul estava sob o regime de apartheid, e eu soube que artistas estavam se recusando a tocar lá, concordei como que automaticamente com tal decisão.” “A complicada situação no Oriente Médio não me mostra o mesmo tipo de imagem preto-no-branco que o racismo oficial, aberto, da África do Sul me mostrava então. Eu disse a Charbel como me sentia a respeito”.

“Eu preciso lhe dizer, como disse a ele, como meu coração é fortemente contra a posição de direita arrogante do governo israelense. Eu odeio a política de ocupação, as decisões desumanas que Israel tomou naquilo que Netanyahu nos diz ser sua autodefesa. E acho que a maioria dos israelenses que se interessam por nossa música tende a reagir de forma similar à política de seu país.””Eu cantei nos Estados Unidos durante o governo Bush e isso não significava que eu aprovasse a invasão do Iraque. Escrevi e gravei uma música que se opunha à política que levou à prisão de Guantánamo — e a cantei em Nova York e Los Angeles. Eu quero aprender mais sobre o que está acontecendo em Israel agora.”

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Comentários