Aniversário de SP: 6 dicas de trajetos para se deslocar de bike na cidade

25/01/2022 - 10:30 | Por: Circolare


São Paulo está completando 468 anos de muita história. A cidade conhecida por nunca parar, nos últimos anos, viu o número de ciclistas crescer, somente em 2021, o crescimento de novos usuários do Bike Sampa foi de 41%.

Em número de viagens, a primeira quinzena deste mês já registrou aumento de 23% em relação ao mesmo período em 2021. Um dos passos para esse progresso é a maior adesão ao uso de bikes como meio de transporte. A cidade tem hoje 684 km de malha cicloviária e o plano de metas entre 2021 e 2024 é aumentar mais 300 km.

O Bike Sampa, sistema de bikes compartilhadas realizado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco, possui 2.700 bikes e 260 estações distribuídas pela cidade funcionando 24 horas e os 7 dias da semana. As estações com mais retiradas e devoluções são: Largo da Batata, Praça do Ciclista e Shopping Center 3.

Pensando no deslocamento consciente, prático, econômico e saudável, a Tembici separou 6 dicas de trajetos que ligam alguns pontos da cidade por meio de ciclofaixas permanentes, algumas delas novas. As opção são ideias para ligar centros comerciais com grande concentração de escritórios, aos bairros mais residenciais. Confira:

  1. Pelas ciclofaixas nas Avenidas Liberdade e Paulista, os ciclistas apreciam pontos como a belíssima Igreja Ortodoxa, o Centro Cultural Vergueiro e as ruelas temáticas da Liberdade;
  2. Com a nova ciclofaixa permanente da Avenida Brasil com a Henrique Schaumann, os usuários conseguem ir de Pinheiros até o Parque Ibirapuera pedalando;
  3. É possível chegar ao Centro Empresarial por meio das pedaladas nas ciclofaixas que ligam Avenida Lineu de Paula Machado e Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, das estações Villa Lobos à Berrini;
  4. Quem mora ou trabalha na Vila Mariana, tem à disposição a nova ciclofaixa permanente da Avenida Domingos de Moraes que conecta com Rua Vergueiro e Paulista;
  5. Outra nova ciclofaixa é a da Avenida Rebouças, inclusive, a mais longa e que percorre centros empresariais, estabelecimentos, praças, equipamentos culturais, entre outros, até o centro.
  6. As duas ciclofaixas mais recentes são a da Avenida Vital Brasil, inaugurada em dezembro de 2021 e a nova dentro do campus da USP, que teve sua inauguração na semana passada. Com elas, é possível sair do Metrô Butantã e pedalar até a USP e ainda continuar seu trajeto já dentro.

Comentários