Aos 19 anos, o brasileiro João Fonseca acaba de escrever um dos capítulos mais promissores do tênis nacional. Neste domingo, ele levantou o título do Swiss Indoors Basel (categoria ATP 500) ao derrotar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 6-3, 6-4, conquistando seu segundo troféu no circuito principal e o primeiro nessa categoria.

Com essa vitória histórica, Fonseca dá um salto meteórico no ranking: ele ganhará 18 posições e deve entrar no Top 30 mundial, de acordo com as projeções, alcançará a 28ª colocação.

Para o Brasil, o impacto é duplo: não só pela façanha individual de Fonseca, mas também porque ele se junta a um seleto grupo de brasileiros que já conquistaram posição entre os 30 melhores do mundo.

“Eu não sabia que era tão pesado (o troféu). Agradeço minha equipe. Sabemos o esforço que fizemos todos os dias. Fiz a promessa que se vencesse esse torneio eu rasparia o cabelo… Então em breve estarei careca. Foi minha primeira final de 500, espero que não seja a última. Foi um prazer jogar aqui. Foi minha primeira vez, com certeza não vai ser a última. Eu via o Roger Federer jogar aqui, acho que ele ganhou 10 vezes. É louco que em todo lugar que vou tem um brasileiro gritando meu nome. É um prazer representar o Brasil. Obrigado a todos que torceram por mim”, disse Fonseca, muito emocionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *