A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou nesta quarta-feira (8), grandes plataformas de e-commerce para suspender imediatamente a venda de bebidas destiladas no Brasil.
Entre as empresas notificadas estão Shopee, Enjoei, Mercado Livre, Amazon Brasil, Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, Zé Delivery e Carrefour. A decisão faz parte de uma medida emergencial de controle e prevenção diante dos recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas falsificadas.
Além da suspensão temporária dos anúncios e da comercialização, as plataformas deverão retirar do ar publicações que ofereçam lacres, tampas e garrafas não colecionáveis, itens frequentemente usados em esquemas de falsificação, e revisar seus mecanismos de verificação.
As empresas têm o prazo de 24 horas para informar à Senacon as providências adotadas e apresentar novas ações de controle e segurança.
Segundo a Senacon, a meta é conter a circulação desses produtos e responsabilizar os marketplaces por anúncios ilegais em suas plataformas.
