Trump-Zelensky Oval Office Meeting: Critical Minerals Deal, Peace Talks  CollapseO presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, se encontrarão com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington nestaa segunda-feira (18) para traçar um acordo de paz.

O chanceler federal alemão, Friedrich Merz, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, estão entre os líderes que anunciaram que irão a Washington. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, também se juntará a eles, assim como o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia para garantir que a reunião seja melhor do que a última entre os dois líderes, em fevereiro, quando Trump repreendeu o presidente ucraniano em encontro acalorado no Salão Oval.

As potências europeias também querem ajudar a organizar uma reunião trilateral entre Trump, Putin e Zelensky para garantir que a Ucrânia tenha um lugar à mesa para moldar seu futuro

Trump afirmou que a Ucrânia deve abandonar a perspectiva de integrar a Otan e de recuperar a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, como condição para encerrar a guerra.

“Zelensky pode acabar com a guerra quase imediatamente, se quiser”, escreveu Trump em sua rede Truth Social, acrescentando que “não há volta em relação à Crimeia” e que não haverá ingresso da Ucrânia na aliança militar ocidental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *