O icônico Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, voltará a receber visitas guiadas gratuitas a partir do dia 5 de agosto. Por conta das obras de modernização que estão em andamento nos últimos andares, os passeios acontecerão exclusivamente às terças-feiras, com grupos de até 25 pessoas por vez.
As visitas terão duração de 45 minutos e serão realizadas em seis horários: 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30. Os ingressos serão liberados semanalmente, sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, por meio da plataforma Sympla. O primeiro lote estará disponível no dia 31 de julho.
A atividade faz parte do programa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que oferece tours gratuitos com guias credenciados por pontos históricos e culturais da cidade.
Inaugurado em 1929, o Martinelli foi o primeiro arranha-céu da capital paulista e símbolo do luxo na época, abrigando hotéis, cinemas e boates. Sua história inclui altos e baixos, como a crise após a quebra da Bolsa de 1929 e seu posterior confisco pelo governo brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, o prédio abriga repartições públicas e é também conhecido por histórias misteriosas e festas em sua cobertura.
A reabertura para visitação faz parte das comemorações do centenário do edifício, que começou a ser construído em 1924. Ao final do tour, os visitantes poderão apreciar uma vista panorâmica da cidade a partir do terraço.
