A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil causou controvérsia nesta quarta-feira (23) ao publicar nas redes sociais uma mensagem incentivando imigrantes em situação irregular a deixarem o país voluntariamente.
Na publicação, foi usada uma analogia com o filme “E.T. – O Extraterrestre”, sugerindo que, como o personagem, os imigrantes deveriam “ligar para casa” e retornar ao país de origem por meio do aplicativo CBP Home.
A proposta do governo norte-americano, iniciada na gestão Trump, visa facilitar a deportação voluntária, prometendo apoio financeiro e a possibilidade de um futuro retorno legal ao país.
A postagem foi alvo de críticas e ironias nas redes sociais, com internautas questionando o tom e a seriedade da mensagem.
Paralelamente, um relatório publicado pela ONG Human Rights Watch nesta semana denunciou abusos e condições desumanas em centros de detenção de imigrantes nos EUA.
No centro de Krome, em Miami, há relatos de detentos sendo obrigados a comer ajoelhados com as mãos amarradas, além de casos de superlotação, negligência médica e tratamento cruel por parte dos agentes.
