Após décadas fechado, o Cine Copan — localizado no térreo do icônico Edifício Copan, no centro de São Paulo — será reaberto.
A confirmação foi feita pelo síndico do prédio, Affonso Prazeres, ao Estadão. O espaço foi recentemente adquirido por uma nova empresa, após anos de inatividade e uma passagem polêmica pela posse da Igreja Renascer, que o comprou no início dos anos 2000.
Segundo Prazeres, o novo cinema será multiuso e promete oferecer experiências imersivas ao público. “Vai simular como se as pessoas estivessem dentro de um campo de futebol”, disse, sem revelar mais detalhes sobre o projeto.
Ele afirmou ainda que os novos proprietários quitaram as dívidas do espaço com o condomínio, mas que a reabertura depende da conclusão de trâmites jurídicos e burocráticos.
Inaugurado em 1970, o Cine Copan ocupava uma área de 6 mil m² e era conhecido pela sua ampla sala com poltronas de veludo vermelho. Foi fechado na década de 1990 e interditado pela prefeitura em 2008 por questões de segurança. Desde então, permaneceu fechado.
O Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer com colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, é um marco da arquitetura brasileira. Tombado como patrimônio cultural, abriga mais de mil apartamentos, além de lojas, escritórios, restaurantes e um mirante.
