Joyful Parisians take a historic plunge into the Seine after 100 years |  WLNS 6 NewsParisienses e turistas voltaram a nadar no Rio Sena neste fim de semana, após mais de um século de proibição. A reabertura é resultado de um projeto de limpeza de €1,4 bilhão (cerca de R$ 8,3 bilhões), impulsionado pelos Jogos Olímpicos de 2024. As obras incluíram a conexão de 20 mil residências ao sistema de esgoto, modernização de estações de tratamento e construção de reservatórios para conter águas pluviais.

Três áreas de banho gratuitas foram abertas na cidade, com salva-vidas, chuveiros e monitoramento diário da qualidade da água. Os locais ficam próximos à Torre Eiffel, à Catedral de Notre-Dame e à Biblioteca Nacional. Mergulhos são proibidos por causa da profundidade rasa.

A iniciativa, apoiada pela ex-prefeita Anne Hidalgo e prometida pelo presidente Emmanuel Macron, também prevê mais 14 pontos de banho fora da capital. O projeto visa transformar o rio em um atrativo turístico e servir de exemplo de recuperação ambiental para outras cidades europeias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *