
O renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que completou 80 anos em fevereiro, decidiu se aposentar. A informação foi divulgada por ele durante entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, publicada neste mês. Salgado é conhecido pelas composições em preto e branco e por ter acompanhado, por meio das imagens, guerras, revoluções, golpes de Estado e crises humanitárias.
O fotógrafo tem 80 anos e, segundo ele disse, a saúde foi um fator determinante para sua aposentadoria. Vivendo com as sequelas de uma doença sanguínea causada por malária tratada inadequadamente na Indonésia e problemas na coluna causados por uma mina terrestre em Moçambique, Salgado opta agora por uma vida menos arriscada, mas não menos ativa. “Eu sei que não viverei muito mais. Mas eu não quero viver muito mais. Eu vivi tanto e vi tantas coisas”, disse em entrevista ao Guardian.
Ainda que distante das lentes, ele não parou por completo. Entre os trabalhos que virão, está previsto um projeto no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, reunindo algumas das primeiras fotos de Salgado. E a partir de abril, ocorre a exposição do Sony World Photography Awards, na Somerset House, em Londres.
