
“Vice-campeã” em 2022, a Universidade de São Paulo (USP), subiu uma posição neste ano e passou a ser considerada a melhor instituição de ensino superior da América Latina e do Caribe. Segundo a 13ª edição do QS World University Ranking, divulgada nesta quarta-feira (13), o “pódio” ficou da seguinte forma:
Foram avaliadas e classificadas 430 instituições de 25 países do território latino-americano e caribenho. Na segunda e terceira colocações, ficaram, respectivamente, a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Aparecem no Top 10 também outras duas instituições brasileiras: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 7º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 10º.
Exemplos dos oito indicadores avaliados para classificar as universidades são empregabilidade, rede internacional de pesquisa e publicações por faculdade. Os dois primeiros foram incorporados neste ano. A USP alcançou a média de 91 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em dois dos oito – rede internacional de pesquisa e publicações por faculdade.
