A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou na noite dessa quinta-feira (27), um retorno na Avenida Paulista — entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação —para a instalação do canteiro de obras do túnel subterrâneo que será construído para passagem de usuários do Metrô de São Paulo na região.

A ideia é distribuir o fluxo de passageiros que fazem baldeação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela do transporte metropolitano, criando uma nova conexão entre as estações Consolação e Paulista. A construção já havia sido aprovada em novembro de 2022, pelo então governador Rodrigo Garcia.

Segundo o Metrô, a obra deve durar 36 meses, ou seja, três anos — entre a montagem do canteiro e a execução. Nesse período, a ciclovia, o ponto de taxi e uma banca que ficam no trecho interditado serão remanejados para a travessa com a Rua Bela Cintra. O projeto do Metrô prevê um túnel com capacidade de deslocamento de 18 mil pessoas por hora.

O espaço terá 90 m de extensão, 7,5 m de largura e 5,5 m de altura. A estrutura contará com equipamentos de ventilação e sensores para contagem de passageiros.

A escavação será feita primeiro na vertical, até atingirem a profundidade de aproxidamente 20 metros, e depois na horizontal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *