
A partir de 16 de julho, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), a 60 km da capital mineira Belo Horizonte, inaugura sua 20ª galeria permanente, desta vez dedicada exclusivamente à artista japonesa Yayoi Kusama.
Uma das mais renomadas artistas contemporâneas, Kusama tem duas de suas obras expostas no novo prédio: “I’m Here, But Nothing” (2000) e “Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009).
O projeto arquitetônico da Galeria Yayoi Kusama foi desenvolvido pelos arquitetos Fernando Maculan e Maria Paz em uma área de 1.437m², localizada no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas.
Ao adentrar a galeria, encontram-se duas salas. O espaço de “I’m Here, But Nothing” é uma ambiente doméstico, uma sala com sofá, televisão, mesas, cadeiras e mais objetos cotidianos de decoração. Toda a sala é coberta por pontos coloridos – marca registrada da obra de Kusama – feitos com tinta fluorescente. A iluminação do espaço é feita por luzes negras que fazem brilhar os pontos coloridos da sala, que saltam ao olhar. Já “Aftermath of Obliteration of Eternity” possui um ambiente espelhado e iluminado apenas por lanternas que remetem à cerimônia ancestral japonesa Tooro nagashi. Os espelhos criam infinitas imagens das lanternas e esmaecem os limites físicos do espaço e criam uma atmosfera cósmica transcendental.
“Aftermath of Obliteration of Eternity” e “I’m Here, But Nothing” são novidade no Instituto Inhotim, mas o centro de arte contemporânea já expunha uma terceira obra de Kusama, o Narcissus Garden
São 750 esferas de aço inoxidável sobre um espelho d’água que se comportam como “um tapete cinético”: sua posição varia conforme o vento.
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