
O Papa Francisco, de 86 anos, foi internado nessa quarta-feira (29), em um hospital de Roma para tratar uma infecção respiratória. Segundo o Vaticano, o papa se queixou de dificuldades respiratórias nos últimos dias e testou negativo para covid-19.
Ao lado de Francisco, desde os primeiros momentos em que ele relatou sentir uma falta de ar e muita fadiga, está o enfermeiro pessoal Massimiliano Strappetti, 54 anos, o mesmo que há cerca de três anos convenceu Jorge Mario Bergoglio a fazer a cirurgia no cólon.
Conforme fontes hospitalares, a infecção do pontífice é “leve” e ele também está com uma “bronquite”, mas que é considerada controlada, sem causar danos mais sérios. A suspeita é que a situação tenha sido provocada por um vírus, mas ainda estão sendo feitos mais testes.
“O quadro clínico está melhorando progressivamente e ele continua com os tratamentos planejados. Esta manhã, após o café, o Papa leu alguns jornais e retomou o trabalho. Antes do almoço, ele se reuniu em oração em uma capela privada do hospital e recebeu a Eucaristia”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
