
O traje dos astronautas que pisarão em solo lunar depois de 50 anos foi apresentando pela Nasa.
O anúncio faz parte do “esquenta” para a terceira missão do programa Artemis, prevista para enviar humanos à Lua em dezembro de 2025. A nova geração de trajes espaciais foi exibida na cor preta, com detalhes em laranja e tons de azul, para dar mais destaque ao lançamento. Porém, é apenas um protótipo em fase de testes. O que os astronautas usarão na Lua será na tradicional cor branca.
Segundo a Nasa, a cor é escolhida em função do conforto térmico. A missão Artemis 3 vai explorar o polo sul da Lua, onde os astronautas devem encontrar temperaturas em torno de -200ºC.
“Estas atualizações aqui apresentadas são mais do que uma evolução de design. É uma verdadeira revolução”, disse a astronauta veterana Peggy Whitson, 63, que será a comandante da AX-2, uma das primeiras missões privadas para a Estação Espacial Internacional (ISS), prevista para maio.
O novo traje não foi desenvolvido pela Nasa, como de costume, mas sim pela empresa Axiom Space. O investimento inicial foi de US$ 228 milhões. Até 2034, devem ser gastos até US$ 3,5 bilhões em trajes para astronautas na Lua e na ISS.
