Há 10 anos, o fotógrafo e designer carioca Marcello Cavalcanti começou a estudar o acervo de Augusto Malta, o maior cronista visual do Rio no início do século 20. Logo, teve a ideia de brincar com a obra. Foi atrás dos exatos locais usados para fazer os registros para clicar do mesmo ângulo e começou a mesclar as imagens da cidade.

O contraste do Rio antigo com o atual virou o projeto Augusto Malta revival, que começou nas redes sociais e chegou a ser exposição nos 450 anos da cidade. Agora, com mais de 30 obras inéditas, vai ser lançado em livro que abre nesta quarta-feira (1º), aniversário de 458 anos do Rio, a pré-venda pela internet.

“Sou absolutamente fanático pelo Rio e sua geografia, fotografo essa cidade há mais de 20 anos, e neste projeto encontrei uma maneira de mostrar as pessoas como a cidade era no passado e como ela é hoje. Não que tenha melhorado ou piorado, apenas mudou – e muito – mas acredito que conhecendo o nosso passado temos mais vontade de lutar pela preservação da nossa memória, da nossa cultura e da nossa carioquice”, acrescenta o fotógrafo.

[slide]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *