Angelina Jolie chegou no Iêmen nesse domingo (6), para ajudar os refugiados no país, que enfrenta, desde 2014, uma guerra civil entre o governo do presidente Abdrabbuh Mansour Hadi e o movimento huti, que sai em defesa pela maioria xiita zaidi.
Estima-se que 100 mil pessoas morreram durante o conflito. A atriz está na missão como enviado especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, e fez um post em seu Instagram sobre seu compromisso com o país.
“Desembarquei em Aden para encontrar famílias deslocadas e refugiados para o ACNUR @refugees e mostrar meu apoio ao povo do Iêmen”, diz a legenda. “Farei o meu melhor para me comunicar à medida que os dias se desenrolam.”
“Enquanto continuamos a assistir aos horrores que se desenrolam na Ucrânia e pedimos um fim imediato ao conflito e acesso humanitário, estou aqui no Iêmen para apoiar as pessoas que também precisam desesperadamente de paz”, continuou ela.
De acordo com o site oficial da ACNUR, a visita de Angelina Jolie ao país é uma forma de “chamar a atenção para as consequências catastróficas do conflito de sete anos sobre o povo do Iêmen”. “Ela visitará famílias iemenitas, incluindo famílias deslocadas e refugiados, para ouvir diretamente deles como o conflito destruiu suas vidas”, apontou um comunicado.

