Mais de 158 mil dólares foram arrecadados no leilão de memorabilia dos Beatles em formato NFT, peças digitais certificadas que estão revolucionando o mercado das artes.
A peça central do leilão, a versão NFT das notas manuscritas do clássico “Hey Jude”, concedida pelo filho de John Lennon, Julian, superou as expectativas e foi vendida por 76.800 dólares.
A peça digital NFT é uma animação em que as estrofes da música são escritas progressivamente em uma folha e, em off, ouve-se um comentário de Julian Lennon explicando o contexto histórico e sentimental da peça.
“Para mim, apenas olhar para uma foto não seria suficiente se eu fosse um comprador. Quis, então, adicionar algo mais pessoal. Para mim, isso seria escrever e narrar um pouco da história que estaria por trás das imagens”, explicou Julian à AFP.
O músico e fotógrafo também leiloou uma versão NFT do casaco afegão que seu pai usou na turnê “Magical Mystery Tour”, vendida por US$ 22.400. A versão digital de uma guitarra que ele ganhou de Natal de seu pai foi vendida pelo mesmo preço.
Parte do dinheiro arrecadado no leilão será destinada à fundação beneficente criada por Julian Lennon e usada em projetos para capturar CO2 da atmosfera a fim de conter o aquecimento global.

