
A cidade de Nova York elegeu Eric Adams, do Partido Democrata, como seu novo prefeito na terça-feira (2). Adams, de 61 anos, será a segunda pessoa negra no comando da cidade (o primeiro foi David Norman Dinkins, no começo dos anos 1990).
Ao derrotar o republicano Curtis Sliwa, de 67 anos, o democrata assumirá no lugar do colega de partido Bill de Blasio, em 1º de janeiro.
Ele nasceu no distrito do Brooklyn e cresceu na região de Queens. Ele foi criado só pela mãe, que era uma cozinheira e empregada doméstica (o próximo prefeito afirma que ela era do sindicato). A mãe de Adams morreu no começo de 2021, mas ele demorou meses para revelar esse fato.
Em 1980, o democrata entrou para a polícia. Em 1995, fundou um sindicato para combater o racismo. Ele saiu da polícia em 2006 para ser senador pelo estado de Nova York. Depois, tornou-se presidente do Brooklyn.
Quando assumir o comando da maior cidade dos EUA, Adams também liderará NYPD (Departamento de Polícia de Nova York, na sigla em inglês), que é a maior força policial do país.

