
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (9), que seis regiões do estado passaram para a fase verde do Plano São Paulo, de retomada da economia —incluindo a capital que, até a semana passada, não tinha índices para avançar para esta etapa.
As áreas que avançaram de fase são as da Região Metropolitana de São Paulo —que voltou a ser unificada—, Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Baixada Santista.
A fase verde, a segunda menos restritiva do plano, começa a valer já a partir de amanhã. Nela, é liberado o funcionamento de cinemas, museus, teatros e eventos. Apesar da liberação para a abertura, estes estabelecimentos ainda devem obedecer aos protocolos de higiene e distanciamento.
Na fase verde, setores de serviço e consumos podem funcionar com uma taxa de ocupação maior e por mais horas. Shoppings centers, galerias e estabelecimentos comerciais em geral podem funcionar com 60% da capacidade e por 12 horas. Bares e restaurantes também devem obedecer à taxa de 60% da ocupação e poderão ficar abertos para consumo local até as 23h, tendo que interromper os serviços uma hora antes, às 22h.
Salões de beleza e academias também ficam autorizados a funcionar com 60% de lotação.
