O governo alemão anunciou que está preparando a publicação de um decreto para que descendentes de vítimas do regime nazista obtenham mais facilmente a cidadania alemã.
“A Alemanha deve enfrentar sua responsabilidade histórica em relação àqueles que, como descentes de cidadãos alemães que foram perseguidos pelos nazistas, enfrentaram obstáculos para obter a cidadania.”, disse o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer.
A Alemanha já tinha legislação que favorecia a obtenção de nacionalidade para judeus estrangeiros.
Agora, pessoas cujo pai era estrangeiro e cuja mãe perdeu a nacionalidade alemã podem solicitar a nacionalidade, assim como os descendentes de alemães privados de sua nacionalidade durante o regime nazista por terem imigrado.
A segunda, terceira, quarta e, em certos casos a quinta geração, nascidas antes de 1º de janeiro de 2000 e listadas entre os descendentes nesses casos, podem se candidatar à nacionalidade, diz o ministério.
As condições exigidas serão reduzidas “ao mínimo”: será necessário ter “conhecimentos básicos de alemão” e “conhecimentos básicos da ordem legal e social na Alemanha”, segundo o ministério.

